PALAVRA LIDA, entendida e compartida por CRISTIANE SOUZA

PALAVRA LIDA, entendida e compartida por CRISTIANE SOUZA:     A escritora Cristiane Souza e seus filhos são cheios de ÂNIMO, CRIATIVIDADE e muitos OUTROS BICHOS! Confira:  (http://cristianesouza.com.br/preguica-coragem-outros-bichos/)

 Coragem também é um bicho. Preguiça não é só o bicho-preguiça que bicho é, mas a preguiça de leseira também. E muitos outros bichos existem ainda. Pode ser tudo aquilo que nos pega, como um bicho. Foi ouvindo esta reflexão que conheci o livro Preguiça, coragem e outros bichos. E este discurso saiu da boca exatamente da autora, Priscila Prado, quando eu a conheci. Não tenho dúvidas, ter a oportunidade de saber mais sobre o processo de criação de um livro é uma experiência incrível. É um encontro de interpretações.

Mas não foi este discurso encantador que me fez escolher este livro para ser o primeiro a ilustrar a #palavralida aqui no site; nem o fato de ele ter sido finalista do prêmio Jabuti 2013 na categoria paradidáticos; mas a sensação que ele causou nos meus meninos. Eles ficaram fascinados pelo livro. Era uma disputa para ver quem podia ficar mais tempo com ele… um tal de esconder em baixo do travesseiro… na gaveta particular… que acabou que eu me rendi e fui comprar mais exemplares para cada um ter o seu.

 

A irmã caçula gostou de interagir colorindo o livro, mas não foi pega pelo livro como os meninos. O tal do livro do bicho pegou o meu trio de jeito e tornou-se, por um bom tempo, o objeto mais amado da casa. Nele havia um universo para ser explorado de muitas maneiras: pela leitura, pela escrita, pela pintura, pela curiosidade, pelo aprendizado, pela emoção. Onde o desenho de personagens de poemas do próprio livro dividem espaço com poesias escritas ainda com erros básicos de ortografia.

Penso cá comigo que coragem é o que não faltou para a autora, este bicho já deve ser de estimação, porque a obra é uma publicação lançada de modo independente, ou seja, investimento integral da autora, e pelo capricho e empenho, preguiça estava de férias quado o bicho da inspiração pegou Priscila.

Além da proposta da interatividade, o livro é a própria diversidade. Desde a escolha do tema, no formato dos poemas, na escolha das linguagens, até a ilustração. Oito ilustradores participaram do processo de criação do livro. Um conteúdo, realmente, muito rico e apaixonante. E para completar, o malandrinho ainda tem um site de conteúdos relacionados que continua a ser alimentado com sugestões de atividades e curiosidades. Este os meus filhos ainda não viram, mas muito em breve eu apresento pra eles.

Acabou que o livro que prometia conversar sobre bichos, tornou-se o próprio bicho, daqueles que te pega de jeito! E para fechar este primeiro relato de leitura, deixo pro próprio bicho encerrar, pois desavisada que fui, não notei o alerta estampado, já na contracapa. Portanto, que sirva de aviso a vocês, apesar de altamente recomendável, este bicho é de vício fácil.

Gostou? Siga a página do livro no facebook e acesse o site para saber mais sobre esta e outras obras da autora.

https://www.facebook.com/preguicacoragem/                              https://preguicacoragem.com.br/

Sou a Cris, Cristiane Souza, escritora desde sempre e poetisa por necessidade. Tenho livros infantis publicados desde 2014. Sou também editora e idealizadora do portal Entreciclos.

( postagem da Cristiane Souza de Jun 8, 2016 | palavra lida )

No comments yet.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.