autores

                     poemas:

PRISCILA PRADO
(foto: Guadalupe Presas)

PRISCILA PRADO      

Escreveu os poemas, idealizou e coordena o projeto
PREGUIÇA, CORAGEM E OUTROS BICHOS
- livro interativo de poesia ilustrada.
Advogada, hoje vive a serviço da poesia:
escreve, estuda, divulga, coordena oficinas,
entre outras ações de “militância poética”.
Mãe do Érico e do Vítor, mesmo eles já sendo adultos.
Casada com o Carlos Henrique, companheiro desde 1986.
Nascida no Rio de Janeiro. Viaja por muitos lugares,
saindo ou não de Curitiba, Paraná, Brasil – onde mora agora.
Tem preguiça. Mas também tem coragem – e muitos outros bichos.

Autora também de
a qualquer momento AGORA (poemas, 2005);
NO OLHO DO PARADOXO (poemas, Editora Insight: Curitiba, 2015);
ALAS, PÉTALAS & LABAREDAS (poemas, editora Bolsa Nacional do Livro: Curitiba, 2016).

pautadepoeta.blogspot.com.br
pppradopriscila@gmail.com
prado.priscila@uol.com.br

 

 

 

                    

                      ilustrações:

 

CHRISTIANE PETRELLI COELHO 

Curitibana. O frio inspira imaginação. A mente povoada de imaginário me levou a revisitar o mundo infantil e a atuar com arte costurando daqui e dali a pedagogia poética em arte-educação. Criar é o rumo que o remo me leva; alinhavar sonhos ponto a ponto em oficinas, aulas, encontros, encantos com educadores. A arte, céu ilustrado, pontuou meu currículo, que invade a contação de história, poesia, fotografia, pintura, design de jogos e ilustração.
Técnica utilizada neste livro: acrílica

christipetrelli@gmail.com

 

 

CLARA HITOMI YAMADA    

É natural de Maringá (PR). Arquiteta formada pela UFPR.
Além da arquitetura tradicional japonesa e estruturas de madeira, estudou origami (dobradura), kiriê (desenho com recortes), sumiê (pintura), shodô (caligrafia) e ikebana, entre outras artes tradicionais. Especializou-se no ensino do idioma e da cultura japonesa nas sucessivas viagens que fez ao Japão.
Foi professora de língua japonesa em Curitiba e São Paulo.
Ilustrou livros infantis para o Centro de Difusão do Idioma Japonês (Nihongo Fukyu Center), em São Paulo.
É tradutora pública do idioma japonês em Campinas (SP), onde reside atualmente.
Técnica utilizada na ilustração “mata adentro” (página 7): nanquim e lápis sobre washi (papel japonês).

 

EVE FERRETTI 

Sou ilustradora de livros infantojuvenis há uns 8 anos e lembro que, quando criança, eu desenhava muito, até que um dia uma professora pediu que eu parasse de desenhar durante as aulas e que estudasse mais matemática. A partir desse episódio muita coisa aconteceu, até teatro eu fui fazer.
Ilustro livros há 7 anos e hoje sei algo que a Eve de 6 anos já sabia e, além disso, a Eve de hoje sabe que ilustrar é como tudo na vida: um contínuo estudar e um eterno aprendizado. Ilustrar os poemas da Priscila foi um grande prazer, não só por ela ser uma pessoa especial, mas porque seus poemas são encantadores.
A Priscila pediu que nos desenhássemos ao invés de mandar uma foto. Confesso que foi a ilustração mais difícil do livro, mas daí acabei lembrando que um dia já tinha me desenhado, ou melhor pintado. Há uns dois anos lembrei que meu irmão era o gordinho da casa e do quanto ele comia, e pintei uma tela. Enfim, cá estou eu, olhando pra ele numa festa de aniversário…
Técnica utilizada neste livro: pintura acrílica sobre tela

eveferretti.blogspot.com

 

GERSON LUIZ CORDEIRO 
Nasceu em Curitiba, em 1961. Fez o 2° grau no CEFET-PR, no curso de Edificações, onde despertou seu talento para o desenho. Trabalhou por 5 anos em um escritório de arquitetura, desenhando plantas de casas e edifícios. Estudou Engenharia Civil por 2 anos e mudou de curso para Análise de Sistemas. Foi trabalhar na Rede Ferroviária Federal, como desenhista, onde se conscientizou que o desenho era realmente a sua vocação. Estudou Design Gráfico na UFPR e atualmente trabalha no escritório Nexo Design, onde também é sócio.

gerson_lcordeiro@ig.com.br

 

 

 

 

 

MARCELO MARQUES LOPES 
Ilustrador e quadrinista com domínio em técnicas artesanais e digitais. Trabalha para o mercado publicitário e editorial em Curitiba há mais de 15 anos. Publicou livros infantis, cartilhas e livros didáticos para várias editoras em Curitiba, São Paulo e Santa Catarina. Professor de Ilustração, Quadrinhos e Técnicas Digitais na Ilustração. Sócio proprietário do estúdio de Ilustração MF Artes. Faz parte da equipe de criação, promoção e manutenção do Encontro de Ilustradores em Curitiba – Costelão Ilustrado. Recebeu em 2012 o “Prêmio Ouro – Colunistas Brasil”, promovido pelo Abracomp, pela ilustração realista gerada para a Campanha das Livrarias Curitiba, por intermédio da agência OpusMúltipla. Ilustrador perito em causas judiciais de direitos autorais, nomeado pelo Fórum Cível de Curitiba. Ilustrador filiado à ABRIPO desde 2006.

marceloilustrador.blogspot.com

 

 

 

MÁRCIA SZÉLIGA 
Nasceu em Ponta Grossa (PR). Formou-se na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e fez Especialização em Desenho Animado na Academia de Belas Artes de Cracóvia, Polônia. Ilustrou mais de 70 títulos da Literatura Infantil e Juvenil, de diversos autores nacionais, e é autora e ilustradora de 3 títulos: “Do céu ao céu voltarás”, Cortez Editora, “No Trilho do Trem”, Editora Salesiana e “A Rua Barulhenta”, Cortez Editora. Realiza exposições de suas obras no Brasil e exterior em mostras coletivas e individuais e ministra cursos de extensão em ilustração. Formando-se em Arteterapia pelo Incorporarte, Rio de Janeiro – RJ.
Técnica utilizada neste livro: computação gráfica

szeliga.multiply.com

 

 

 

MARI INES PIEKAS  
Graduou-se em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná e fez especialização em ilustração de livros, cartaz e gravura na Academia de Belas Artes de Varsóvia. É mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, onde participa como pesquisadora do grupo Imagem, Arte e Desenho na Escola. Em Curitiba, ministra aulas de desenho, pintura e ilustração. Seu trabalho artístico concentra-se principalmente na litografia e, como ilustradora de literatura infantojuvenil, utiliza-se das técnicas tradicionais como grafite, aquarela, lápis de cor, pastel seco, acrílica, bico de pena e mista. Na ilustração científica, destaca-se com o livro “Plantas em Extinção no Estado do Paraná” e Menção Especial no IX Concurso de Ilustração Botânica Margaret Mee, Rio de Janeiro.
Técnicas utilizadas neste livro: bico de pena (preto&branco); aquarela (colorida)
editorainsight.com.br/maripiekas/pt/home

 

PRISCILA SANSON
Surpresas nos aguardam num papel em branco, com um texto ao lado… tudo pode acontecer!
Linhas, manchas, cores, luzes e sombras, às vezes preguiçosas, delicadas, marcantes, as que nunca nos obedecem e ainda as que acabamos de descobrir, é o que temos.
A nós, ilustradores, cabe a aventura de “conversar” com tudo isso.
Formada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, ilustra livros didáticos e de literatura infantojuvenil.
Técnica utilizada neste livro: grafite e aquarela

 

 

você:

Você também é autor.

Envie seus poemas e ilustrações.

[clique aqui]